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11 Dicas para a Prevenção de Fraudes na sua organização  

Marcos Alves Junior, CIEIE, CIGR, CPSI
Redator, Editor de texto, Criador de vídeos. Cursou Gestão Empresarial na anhanguera. Formado pela Uninove – Universidade Nove de Julho em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como Assistente de Comunicação e Marketing na Brasiliano INTERISK.

Março | 2023                                                                                                                                                                    

Para começar a tratar o assunto Gestão de Fraudes, vamos primeiramente definir o que é a Fraude Interna. Nada mais é do que uma ação ilícita praticada, geralmente, por colaboradores que manifestam uma pretensão enganosa, cujo intuito é prejudicar e afetar a empresa. Ela costuma acontecer por causa da busca de uma vantagem, que, na maioria das vezes, é financeira e proporciona diferenciais econômicos a quem a executa.

 

Melhor dizendo, é qualquer meio utilizado com o objetivo de obter vantagem injusta sobre uma organização. Essa vantagem pode ser por ação ou omissão, por conduta intencional ou má-fé.

 

As fraudes que ocorrem internamente são um dos principais motivos para que o relatório financeiro das organizações não seja confiável, visto que as consequências negativas da fraude podem trazer muito mais que prejuízos financeiros para a empresa, podem afetar diretamente a imagem, comprometendo sua eficiência e credibilidade.

 

Apesar de todo o esforço das organizações para coibir essas práticas, as fraudes vêm aumentando. De acordo com informações do relatório da Associação de Examinadores de Fraude Certificados (Association of Certified Fraud Examiners), uma empresa tem o prejuízo de aproximadamente 5% de seus lucros devido a fraudes desse gênero. Além do mais, as organizações que não possuem processos antifraude normalmente sofrem perdas que são duas vezes maiores do que aquelas que possuem.

 

Veja algumas dicas que vão ajudar as organizações no combate a fraudes:

 

1. Implementar um Processo de Gestão de Riscos de Fraude para todos os processos da empresa, compreendendo as questões das pressões que a pessoa pode vir a sofrer, como também a racionalização, ou seja a sua tomada de decisão em realizar ou não a fraude;

 

2. Fazer a implementação do Programa de Compliance na empresa, com uma forte campanha interna, visando sensibilizar os colaboradores e parceiros;

3. Ter os códigos de ética e conduta bem objetivos, visando deixar claro para os funcionários o comportamento desejado;

 

4. Possuir um código de ética as consequências se o colaborador infringir o respectivo código. Este item é de suma importância, pois ajuda o colaborador a refletir se compensa desviar sua conduta;

 

5. Realizar treinamentos periódicos e contínuos sobre Fraudes, Compliance e Código de Ética;

 

6. Enfatizar nos treinamentos as responsabilidades de cada ator da empresa, utilizando para isso o Modelo das 3 linhas de defesa;

 

7. Estabelecer procedimentos específicos para prevenir fraudes e ilícitos;

 

8. Sempre incentivar a transparência da pessoa jurídica;

 

9. Teste de Controles dos riscos de fraude e corrupção devem ser constantemente operacionalizados pela Auditoria;

10. Redigir os contratos de forma minuciosa, sem deixar espaço para manobras que pequem contra a ética da empresa;   

 

11. Implantar canais de denúncia, visando dar a chance e oportunidade aos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes de realizarem a denúncia anônima para que a empresa possa investigar.

O Software INTERISK, plataforma integrada desenvolvida para a gestão de riscos, tem como objetivo estimular o aculturamento dos profissionais da área nas organizações, trazendo automação e praticidade. Ele é uma ferramenta que auxilia sua organização a prevenir fraudes através da disciplina de Gestão de Fraudes. Além disso, ele tem diferenciais competitivos de mercado. Quer saber mais sobre a ferramenta e como ela pode potencializar processos na sua organização? Acesse aqui!

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