top of page
Agenda ESG no Brasil 01.jpg

Agenda ESG no Brasil

Décio Luís Schons,  CIEAI, CEGRC, CIGR, CISI
General-de-Exército da Reserva, é Vice-Presidente de Operações de Consultoria da empresa Brasiliano INTERISK

Julho | 2023   

Para iniciar, diremos, contrariando o pensamento de alguns estudiosos do assunto, que a sustentabilidade não é um modismo. Trata-se de uma pauta atual e que reúne boas condições para ganhar um caráter de permanência, exatamente por tratar de temas vitais para a saúde e o bem-estar das pessoas e das comunidades, agregando uma noção de grande abrangência. Assim sendo, toda vez que uma empresa se alinha às práticas socioambientais e apresenta bons indicadores ESG, é normal que passe a desfrutar de melhor aceitação por parte do mercado e da sociedade em geral.

 

Sucesso do Negócio

 

Quando focamos no Brasil, vemos que, de forma progressiva, o uso dos indicadores ESG vem recebendo maior atenção, não apenas do mercado, mas também de boa parte da população em geral. Há, pelo lado dos consumidores, uma renovada consideração pelos aspectos socioambientais, que hoje constituem parcela importante na avaliação da imagem e da reputação de qualquer empresa. Um dos resultados palpáveis, ao motivar os consumidores a se conectar e permanecer em sintonia com a marca e seus propósitos, é a fidelização da clientela, com o consequente aumento na previsibilidade das receitas e dos lucros do empreendimento.

 

Redução de Custos

 

O correto entendimento e aplicação dos princípios da Agenda ESG é de grande valor no momento de selecionar e empregar as matérias-primas utilizadas pela empresa de maneira consciente e otimizada.

 

Aparecem assim oportunidades de reduzir os custos pelo melhor aproveitamento de matérias-primas, melhorando os resultados financeiros e obtendo vantagens competitivas em face dos concorrentes. Isso significa, em síntese, melhorias de vulto na saúde financeira do empreendimento.

 

Como não poderia deixar de ser, essas considerações devem se estender a toda a cadeia de fornecimento, sob pena de invalidar os esforços realizados no interior das instalações da organização considerada. 

 

Oportunidades de Negócios

 

O correto entendimento e aplicação dos princípios ESG funciona à semelhança de uma lente que permite identificar gargalos de naturezas variadas. A implementação de um sistema de compliance completo e bem divulgado atrairá, com certeza, a boa vontade de um público crescentemente interessado nos princípios do consumo consciente. Ética nos negócios, política de inovação e efetividade formam a tríade que possibilitará o aperfeiçoamento no relacionamento com stakeholders internos e externos e, em consequência, o aumento na lucratividade em todos os campos.

 

Redução de Desperdícios

 

Há cerca de dois anos, chamou a atenção a notícia de que, na capital de determinado estado brasileiro, famílias de pessoas necessitadas estariam “assaltando” caminhões de lixo para obter restos de alimentos. Essas sobras de produtos de consumo eram oriundas de conhecida rede de supermercados que divulgava como um de seus princípios mercadológicos a sustentabilidade. Com a publicação da notícia, incluindo filmagens dos eventos, a empresa foi acusada de praticar green washing. A solução para o problema foi bastante criativa: os caminhões de coleta de lixo, deixaram de recolher os resíduos às 8 horas da manhã e passaram a fazê-lo às 3 horas da madrugada.

 

Aspecto muitas vezes não mencionado pela literatura especializada é a importância na redução de desperdícios por parte das empresas. Esse é um problema que não se restringe ao Brasil. Calcula-se que cerca de 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados globalmente. Enquanto os aterros sanitários transbordam de alimentos que poderiam ter sido reaproveitados, doados ou compostados, milhões de pessoas não dispõem do básico para o consumo de suas famílias.

 

Nosso país atravessa situação de vulnerabilidade alimentar para um número recorde de famílias. Reduzir o desperdício e aproveitar as sobras de forma consciente, não só em feiras e supermercados, como também nas cozinhas das residências, constitui muito mais que um gesto de caridade – constitui, sim, necessidade absoluta para melhorar a qualidade de vida em dois pilares básicos da Agenda ESG: o Social e o Ambiental. Além de tudo, as sobras não aproveitadas e destinadas aos aterros sanitários acabam se transformando em gases poluentes, o que agrava o problema. 

 

Partindo para a ação

 

Colocar em execução a Agenda ESG no âmbito de uma empresa não é tarefa das menos complexas. Tendo em vista a extensão da gama de temas abrangidos, é necessário, antes de tudo, selecionar aqueles que podem fazer a diferença para a organização e para seus stakeholders. Nesse passo, ganha importância o emprego da chamada matriz de dupla relevância ou dupla materialidade.

 

Dentre os temas relevantes, estariam, por exemplo:

 

- Gerenciamento dos resíduos e efluentes sólidos, líquidos e gasosos, em particular dos gases de efeito estufa;

 

- Racionalização do consumo de recursos naturais;

 

- Redução do emprego de materiais não degradáveis em embalagens;

 

- Elaboração de programas voltados à saúde física e mental dos trabalhadores;

 

- Qualificação, capacitação e desenvolvimento de mão de obra;

 

- Providências visando à independência do CA;

 

- Gestão da cadeia de suprimento incluindo parâmetros ESG;

 

- Prática da diversidade, inclusão e equidade nas diversas posições no âmbito da força de trabalho;

 

Gestão de Riscos

 

Ao evidenciar os objetivos estratégicos a serem conquistados e mantidos em cada uma das dimensões e em cada um dos temas considerados relevantes, a correta gestão dos temas ESG facilita a visualização dos riscos potenciais que se antepõem à conquista e manutenção dos objetivos e metas correspóndentes. A sistemática de gerenciamento de riscos da organização proporciona ao corpo operacional e administrativo a tranquilidade de trabalhar sem o perigo de violar a legislação e os padrões de procedimento. Além disso, a empresa aperfeiçoa sua capacidade de prevenir os riscos antes que eles se concretizem. Caso isso seja de todo impossível, uma competente preparação dará à empresa a agilidade para responder aos riscos já materializados, colocando em execução os planos de resposta adequados.

 

Caso haja interesse de sua empresa em aprofundar-se nesse ou em outros temas afetos ao gerenciamento de riscos, contate a Brasiliano INTERISK, uma empresa que oferece soluções de Inteligência e Gestão de Riscos com base na Interconectividade, conferindo total transparência aos processos de Governança, Riscos e Compliance.

Conheça o Software INTERISK, trata-se de uma plataforma tecnológica e automatizada que une vários módulos, incluindo o Módulo Environmental, Social and Governance – ESG, que garante a abrangência e a integração de todos os processos em um único framework de forma otimizada. Solicite uma demonstração para se inteirar referente aos benéficos que o sistema pode disponibilizar a sua empresa.

Venha conhecer nosso sistema e solicite uma demonstração!

 

voltar

bottom of page