top of page
sistema de constinuidade de negocios.jpg

Benefícios de um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios - ISO 22313

Flavio Fleury de Souza Lima, MBCR, CEGRC, CIEAC, CISI, CIGR

Especialista nas áreas de imposto sobre a renda, contribuição social sobre o lucro líquido, PIS e Cofins. Formado pelo CPOR/SP, é graduado em administração de empresas pelo Mackenzie e cursou direito na UNIP. Atualmente trabalha como Diretor Associado da Divisão de Risco Tributário na Brasiliano INTERISK

Abril | 2023

A Norma ABNT NBR ISO 22301:2020 - Sistemas de gestão de continuidade de negócios estabeleceu uma estrutura e os requisitos internacionais para a implementação e manutenção de sistema para o gerenciamento da continuidade de negócios. Esse sistema tem por objetivo oferecer uma melhor estrutura para a gestão de uma organização e foi publicado para ajudar as organizações a implementar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento, cuja finalidade é a de evitar e/ou reduzir os impactos que um evento disruptivo possa causar nas organizações.

 

A referida norma fornece uma estrutura para que os responsáveis pela organização possam estabelecer corretamente uma forma de gerenciar a continuidade de negócios enfrentando possíveis ameaças e paralisações em seu sistema de produção e buscando tornar o gerenciamento dos sistemas mais eficaz, garantindo a continuidade da entrega de produtos e serviços após a ocorrência de eventos disruptivos.

 

Publicada inicialmente 2012 e atualizada em junho de 2020, no Brasil, a norma apresenta menos prescrições e maior flexibilidade, permitindo que se agregue valor às organizações. Essa norma permite, também, que a empresa atue de forma preventiva quando identificar riscos, estabelecendo estratégias de continuidade para recuperação rápida da empresa em caso de incidências.

 

Sua implementação pode apresentar muitos benefícios para qualquer tipo de empresa em que for aplicada, como por exemplo:

  • Redução de riscos: um GCN ajuda a identificar e mitigar os riscos que podem afetar a continuidade dos negócios, permitindo que a organização se prepare melhor para lidar com esses riscos e minimizar seu impacto.

 

  • Melhoria da resiliência: um GCN permite que uma organização seja mais resiliente a eventos adversos, como desastres naturais, falhas de sistemas críticos, ciberataques e outras interrupções de negócios. Isso significa que a organização pode se recuperar mais rapidamente e voltar a operar normalmente com menos interrupções.

 

  • Redução de custos: um GCN pode ajudar a reduzir os custos associados a interrupções de negócios, como perda de receita, danos à reputação da empresa, multas e penalidades regulatórias e outros custos diretos e indiretos.

 

  • Melhoria da eficiência: um GCN pode ajudar a melhorar a eficiência operacional da organização, permitindo que ela se concentre em atividades críticas e reduzindo o tempo necessário para retomar as operações normais após uma interrupção.

 

  • Conformidade regulatória: um GCN pode ajudar a garantir que a organização esteja em conformidade com regulamentações e requisitos legais, incluindo requisitos de continuidade de negócios, privacidade de dados e segurança da informação.

 

Em resumo, um sistema de gestão de continuidade de negócios ajuda a proteger a organização contra riscos e interrupções de negócios, garante que ela opere eficientemente e em conformidade com as leis e regulamentações e reduz os custos associados a interrupções de negócios.

Com a gestão de continuidade de negócios, sua organização conseguirá visualizar de maneira mais clara as operações, identificar falhas e assim propor a melhoria contínua dos processos. Da mesma forma, a organização estará em condições de atuar de maneira preventiva, identificar os riscos, antecipar problemas nos processos e nas estratégias de continuidade para recuperar rapidamente suas operações em casos de intercorrências.

O Software INTERISK dispõe de um Módulo específico de Gestão de Continuidade de Negócios e, sendo totalmente parametrizável às necessidades do cliente, pode se tornar um grande aliado do Sistema de Gestão de Continuidades de Negócios da organização.


 

voltar

bottom of page