top of page
Qual o melhor pacote para Segurança Patrimonial 01.png

Qual o melhor pacote para
Segurança Patrimonial?

Olavo Tokutake. CIGR, CPSI, CIEIE

Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK

Junho | 2023                                                                                                                                                                     

O melhor projeto de Segurança Patrimonial para a sua empresa, você não vai encontrar num pacote pronto, num produto de prateleira. O melhor projeto é aquele que você vai desenvolver de maneira personalizada, com base em resultados de análises de vários fatores, alguns controláveis e outros não.

Entre os fatores que você pode controlar estão, via de regra, aqueles internos da empresa, como instalação de estruturas físicas, soluções tecnológicas, qualificação e treinamento dos recursos humanos e implementação de processos visando à segurança. Já os fatores incontroláveis são compostos, quase sempre, por elementos externos, como a situação da segurança pública, comunidades no entorno, existência de área sob controle de facções nas proximidades, criminalidade específica sobre a indústria na qual sua empresa está inserida, histórico de ocorrências etc.

 

Somando-se aos exemplos acima mencionados, outras informações fundamentais, como características de seu(s) produto(s) ou serviço(s), armazenamento, transporte, posicionamento de marca – inclusive em relação a questões sociais e ambientais –, tem-se um conjunto de dados que, analisados de maneira holística, ajudarão você a desenhar o projeto de Segurança Patrimonial mais eficiente para a sua empresa.

 

Pense, também, em como o agressor agiria num hipotético ataque. Elaborando cenários prospectivos de tentativas de ataque, você consegue preparar melhor as suas defesas, reduzindo as chances de ser pego desprevenido. E o ideal é que esses cenários hipotéticos sejam pensados em grupo, em reuniões de brainstorming.

 

Outro ponto muito importante para a elaboração do projeto de Segurança Patrimonial é o Apetite ao Risco, ou seja, o quanto de risco a empresa está disposta a assumir para a obtenção de seus objetivos. A definição do Apetite varia de empresa para empresa e de risco para risco, dentro de uma mesma organização, e pode influir diretamente na elaboração do seu projeto.

 

Como se pode perceber, há uma grande quantidade de variáveis que precisam ser levadas em consideração no desenvolvimento do projeto de Segurança Patrimonial. A análise com inteligência dos dados fará toda a diferença, possibilitando, a você, tomar as decisões mais acertadas para a segurança de sua empresa e de suas pessoas.

 

Para que essa análise possa ser realizada de maneira a se obter os resultados mais alinhados à situação real e também observando-se as melhores práticas do mercado, você pode utilizar o Software INTERISK, o software de Gestão de Riscos desenvolvido pela Brasiliano INTERISK que integra diversas disciplinas de riscos.

voltar

bottom of page