top of page
VALIDE O PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS COM AGILIDADE!
Com o Software INTERISK, você economiza 65% do tempo de trabalho da auditoria!
Os auditores internos fornecem ao órgão de governança e à alta administração avaliações abrangentes baseadas no maior nível de independência e objetividade dentro da organização. A missão da auditoria é desafiadora, exigindo profundo conhecimento técnico e visão completa das informações para avaliar a eficácia dos processos, riscos, controles, compliance e governança, conforme o IPPF Guide 2120 recomenda.
Segundo o modelo de governança das Três Linhas de Defesa, sendo uma das premissas da ABR, o Auditor (que ocupa a posição de 3ª linha) tem a função de validar o processo da Gestão de Riscos (2ª linha), conforme o “IPPF - Avaliando a adequação do gerenciamento de riscos usando a ISO 31000”.
O software INTERISK otimiza o seu tempo de trabalho através do módulo de auditoria baseada em riscos - ABR, pois a auditoria ao buscar as informações consolidadas e integradas na segunda linha, já possui a visão de quais processos, riscos e controles chaves irá trabalhar. Com isso terá tempo otimizado para realizar outros serviços, tais como: auditoria contínua, auditoria investigativa, atividades específicas pelo conselho de administração, entre outras.
Com nosso software fica fácil para você observar quais são os processos, fatores de riscos e riscos críticos levantados pelo processo da Gestão de Riscos, possibilitando revisar e comparar as notas (do auditor com o gestor) de forma que não haja “lacunas” em controles, nem duplicações desnecessárias na cobertura de riscos significantes.
É essencial saber onde auditar, observar, e investigar, pois, a abrangência é enorme, os volumes de informações são brutais, por isso é necessário focar!
-
Veja de forma automática todas as informações já analisadas pela 1ª linha: controles, fatores e riscos;
-
O INTERISK mostra as Matrizes do módulo GRC (realizadas pela 1ª Linha no Módulo de Gestão de Riscos) automaticamente. Dessa forma, podemos comparar as mudanças com as matrizes geradas pelo auditor;
-
Reavalie a criticidade dos processos, tendo uma visão ampla dos processos, comparando a avaliação dos gestores com a auditoria;
-
Emita o parecer da auditoria, concordando ou discordando da análise de riscos realizada pelo gestor do processo (1ª linha de defesa);
-
Selecione quais “controles chaves” que devem ser testados considerando os processos e os riscos críticos;
-
O INTERISK pode ser parametrizado quanto a quantidade de falhas permitidas de acordo com a periodicidade do controle e do tamanho da amostra;
-
Anexe todas as evidências realizadas nos testes;
-
Receba as notificações e garanta que o plano de ação está sendo executado corretamente pelo gestor
As diretrizes e requisitos para os profissionais de auditoria têm como propósito aumentar e proteger o valor organizacional das instituições públicas e privadas, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco tornando obrigatório o que antes era encarado como recomendável, impactando positivamente no fortalecimento das áreas da auditoria.
O módulo de Auditoria Baseada em Riscos está integrado com o módulo de Gestão de Riscos Corporativos, garantindo que as informações cadastradas pelo gestor de Riscos possam ser validadas pelo auditor.
Com o INTERISK a auditoria possui total independência e pratica ABR de forma estruturada, garantindo o modelo de governança.
bottom of page